sábado, 25 de outubro de 2008

Discriminação Selectiva

Muitas vezes, a propósito de certas situações, pergunto-me porque é que os portugueses se mostram mais internacionalizados do que, na verdade, são.

Aqui há uns meses estive na Zambujeira e em Tavira e deparei-me com algo deste tipo:




Na primeira situação reparei que só os portugueses é que têm direito a casa de banho, que não é privadA, mas sim privadO (a palavra deve ter mudado de sexo e eu não sabia, é que isto da nova terminologia anda a dar que "escrever"). Os ingleses não têm casa de banho, mas sim um "quarto mau" e eu questiono-me o que quererão dizer com isso, mas naquela residencial eu não ficava se fosse ós bifes! O que raio é um "quarto mau"?! Já os alemães não têm direito AO dito casa de banho PRIVADO. O deles não é privado, deve ser daqueles quartos que têm só uma sanita plantada no meio da sala. E chega! Agora se observarem bem a parte de baixo (sei que não se consegue ver muito bem, mas vá lá, sou uma fotógrafa amadora) conseguem perceber que os franceses chegam mesmo a ser discriminados! A mensagem para as 3 primeiras línguas é "s.f.f. toque à campainha ou dirija-se ao café", mas para os franceses é simplesmente "dirija-se ao café", sem por favor, sem nada. Quer dizer, o francês vai para tocar a campai..e não, não pode. Franceses? Café! -_-

O segundo aviso, e não menos interessante, diz "atendimento só ao balcão" para os portugueses e espanhóis, mas para os bifes (olha lá outra vez a história da discriminação selectiva) diz "attendance ALONE to the balcony". Então é suposto o homem ir sozinho ao balcão? Qual é a lógica? É do género "Cá em Tavira é só bifes e não estamos a gostar disto, por isso dirija-se ali ao balcão SÓZINHO que já lhe damos um tratamento à portuguesa, daqueles que nem cá põe mais os pés!". Este estaminé deixou de lado os espanhóis, mas foi certeiro nos ingleses.

Parece que a tendência cá em Portugal é internacionalizar a discriminação para lá do país vizinho, os espanhóis não davam muita luta, vá lá. Pelos vistos a burrice é, acidentalmente, a arma usada.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin